* Importante que o Educador tenha ciência de que para se montar um projeto é preciso teoria e ação, seja ele qual tema for, faz-se também e muito necessário para sua aplicação e desenvolvimento flexibilidade e a afetividade deste profissional junto as suas crianças, caso contrario tudo será em vão. #euvejoeentendoassimamoserprofe
E.M.E.I ****
Supervisora
Educacional: ****
Professoras responsáveis: ****
Tema:
O Cuidar e o Educar, com olhar no
desenvolvimento da criança.
Período: Abril, maio,
junho (1ª trimestre/2015)
Turmas:
Maternal IIA, Maternal IIB – Turnos: Manhã/ Tarde
Faixa
etária: 2 a 3 anos de idade
Justificativa
A Educação Infantil tem por objetivo
desenvolver na criança seus aspectos físicos, psicológicos, intelectual e
social; complementando a ação da família e da comunidade em que esteja inserida.
O cuidar e o
educar devem ser vistos como atos indissociáveis, não podendo separá-los em
momento algum, estas duas ações. O cuidar e o educar devem estar inseridos nas
ações mais simples da rotina pedagógica escolar da Educação Infantil. Desde a
hora em que se está trocando fralda, durante as refeições, durante a higiene,
todas essas ações que parecem ser simplesmente "cuidado", também podem
e devem ser trabalhados dentro do aspecto educação, numa interação entre
educador e criança.
Sempre que realizarmos
estas atividades diárias, com a criança, faz-se relevante, conversar com a
mesma a respeito da necessidade de tal procedimento, buscando incentivá-la para
que ela tente e procure fazer sozinha, para assim, contribuir com sua autonomia.
“EDUCAR CUIDANDO, inclui acolher,
garantir a segurança, mas também alimentar a curiosidade, a ludicidade e a
expressividade infantis. Educar de modo (in)dissociado do cuidar é dar
condições para as crianças explorarem o ambiente de diferentes maneiras
(manipulando materiais da natureza ou objetos, observando, nomeando objetos,
pessoas ou situações, fazendo perguntas, etc) e construírem sentidos pessoais e
significados coletivos, à medida que vão se constituindo como sujeitos e se
apropriando de um modo singular das formas culturais de agir, sentir e pensar.
Isso requer do professor ter sensibilidade e delicadeza no trato de cada
criança, e assegurar atenção especial conforme as necessidades que identifica
nas crianças.” (2009; p.10).
Objetivo
Geral
Promover e desenvolver o físico, psíquico da
criança respeitando a sua maturidade emocional, resinificando a sua realidade
através da afetividade, interação e ludicidade.
Objetivos Específicos
·
Aplicar
Projeto Resgatando Valores (amor, limpeza e responsabilidade);
·
Desenvolver
atividades com os temas: Escola, família, corpo;
·
Trabalhar
datas comemorativas;
·
Integrar
a criança ao espaço e rotina escolar, amizades;
·
Possibilitar
atividades de interação entre família, criança e escola;
·
Estimular
hábitos e atitudes, determinando e praticando as regras de convivência para a
boa convivência;
·
Reconhecer
o espaço escolar, suas peculiaridades, priorizando sua importância para o
desenvolvimento geral da criança;
·
Reforçar
junto ao indivíduo (criança) e coletivo a importância do convívio familiar;
·
Reconhecer
e nomear membros da família;
·
Buscar
a participação da família na vida escolar da criança;
·
Incentivar
bons hábitos e atitudes para que, a criança entenda pratique, compartilhe
buscando sua autonomia, visando o seu bem estar;
·
Desenvolver
a imagem positiva de si e do outro;
·
Conhecer
gradativamente seu próprio corpo e suas necessidades;
·
Fortalecer
autoestima e autonomia da criança;
·
Reconhecer
e estimular os cinco sentidos;
·
Estimular
a expressão corporal, coordenação motora, equilíbrio, noção espacial,
lateralidade e outras percepções;
·
Estimular
linguagem oral, criatividade e ludicidade;
·
Praticar
a musicalidade infantil e gestualidade corporal.
Avaliação
A avaliação será realizada através da
observação, visando interesse e a participação da criança, individual e no
coletivo sua participação nas atividades diárias propostas, dentro da rotina
previamente traçada pelo educador.
Culminância
Nosso Projeto terá seu fechamento com a Festa
de São João, aonde famílias, crianças e comunidade escolar unir-se-ão para
comemorar a data Junina. Visando o bem estar da criança, em estar junto aos
seus familiares, colegas e educadores(as).
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