sexta-feira, 5 de junho de 2015


* Importante que o Educador tenha ciência de que para se montar um projeto é preciso teoria e ação, seja ele qual tema for, faz-se também e muito necessário para sua aplicação e desenvolvimento flexibilidade e a afetividade deste profissional junto as  suas crianças, caso contrario tudo será em vão. #euvejoeentendoassimamoserprofe




E.M.E.I ****

Supervisora Educacional: ****

Professoras responsáveis: ****

Tema: O Cuidar e o Educar, com olhar no desenvolvimento da criança.
Período: Abril, maio, junho (1ª trimestre/2015)
Turmas: Maternal IIA, Maternal IIB – Turnos: Manhã/ Tarde
Faixa etária: 2 a 3 anos de idade

Justificativa

A Educação Infantil tem por objetivo desenvolver na criança seus aspectos físicos, psicológicos, intelectual e social; complementando a ação da família e da comunidade em que esteja inserida.
O cuidar e o educar devem ser vistos como atos indissociáveis, não podendo separá-los em momento algum, estas duas ações. O cuidar e o educar devem estar inseridos nas ações mais simples da rotina pedagógica escolar da Educação Infantil. Desde a hora em que se está trocando fralda, durante as refeições, durante a higiene, todas essas ações que parecem ser simplesmente "cuidado", também podem e devem ser trabalhados dentro do aspecto educação, numa interação entre educador e criança.
Sempre que realizarmos estas atividades diárias, com a criança, faz-se relevante, conversar com a mesma a respeito da necessidade de tal procedimento, buscando incentivá-la para que ela tente e procure fazer sozinha, para assim, contribuir com sua autonomia.


EDUCAR CUIDANDO, inclui acolher, garantir a segurança, mas também alimentar a curiosidade, a ludicidade e a expressividade infantis. Educar de modo (in)dissociado do cuidar é dar condições para as crianças explorarem o ambiente de diferentes maneiras (manipulando materiais da natureza ou objetos, observando, nomeando objetos, pessoas ou situações, fazendo perguntas, etc) e construírem sentidos pessoais e significados coletivos, à medida que vão se constituindo como sujeitos e se apropriando de um modo singular das formas culturais de agir, sentir e pensar. Isso requer do professor ter sensibilidade e delicadeza no trato de cada criança, e assegurar atenção especial conforme as necessidades que identifica nas crianças.” (2009; p.10).

Objetivo Geral

Promover e desenvolver o físico, psíquico da criança respeitando a sua maturidade emocional, resinificando a sua realidade através da afetividade, interação e ludicidade.

Objetivos Específicos

·         Aplicar Projeto Resgatando Valores (amor, limpeza e responsabilidade);
·         Desenvolver atividades com os temas: Escola, família, corpo;
·         Trabalhar datas comemorativas;
·         Integrar a criança ao espaço e rotina escolar, amizades;
·         Possibilitar atividades de interação entre família, criança e escola;
·         Estimular hábitos e atitudes, determinando e praticando as regras de convivência para a boa convivência;
·         Reconhecer o espaço escolar, suas peculiaridades, priorizando sua importância para o desenvolvimento geral da criança;
·         Reforçar junto ao indivíduo (criança) e coletivo a importância do convívio familiar;
·         Reconhecer e nomear membros da família;
·         Buscar a participação da família na vida escolar da criança;
·         Incentivar bons hábitos e atitudes para que, a criança entenda pratique, compartilhe buscando sua autonomia, visando o seu bem estar;
·         Desenvolver a imagem positiva de si e do outro;
·         Conhecer gradativamente seu próprio corpo e suas necessidades;
·         Fortalecer autoestima e autonomia da criança;
·         Reconhecer e estimular os cinco sentidos;
·         Estimular a expressão corporal, coordenação motora, equilíbrio, noção espacial, lateralidade e outras percepções;
·         Estimular linguagem oral, criatividade e ludicidade;
·         Praticar a musicalidade infantil e gestualidade corporal.

Avaliação

A avaliação será realizada através da observação, visando interesse e a participação da criança, individual e no coletivo sua participação nas atividades diárias propostas, dentro da rotina previamente traçada pelo educador. 

Culminância


Nosso Projeto terá seu fechamento com a Festa de São João, aonde famílias, crianças e comunidade escolar unir-se-ão para comemorar a data Junina. Visando o bem estar da criança, em estar junto aos seus familiares, colegas e educadores(as).

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