Vejo assim... Educação Infantil
Toda criança é ser único e insubstituível, desenvolve suas habilidades no seu dia a dia, através das suas vivências e experiências...
O papel da escola neste processo é auxiliar o educando/ aprendiz a desenvolver sua autonomia, sendo este processo de grande relevância na fase da Educação Infantil.
O aprendiz é determinante na construção de seu saber operatório e esse sujeito, estando sempre acompanhado por uma educadora, nunca sozinho ou isolado, sendo que ao se sentir confiante e não só ele (a) apresenta agir em constante interação com os outros e com meio em que vive. O papel do educador se faz fundamental, intervindo, estimulando, observando e mediando, enfim criando situações de aprendizagem com real significado.
Precisamos em nosso papel de educador saber produzir perguntas pertinentes que façam os alunos pensarem a respeito do conhecimento que se espera construir, pois uma das nossas tarefas é, não só fazer o aluno pensar, mas acima de tudo, ensiná-lo, ou melhor, mostrar-lhe que ele tem e precisa pensar, se certo ou errado precisamos dar a chance a criança de distinguir. Assim já dizia Freire "(...) o trabalho do professor é o trabalho do professor com os alunos e não do professor consigo mesmo". (Pedagogia da Autonomia)
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