sexta-feira, 5 de outubro de 2012


Uso da tesoura

na Educação Infantil
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~



As tesouras utilizadas pelas crianças devem ter as pontas arredondadas, pois evitam que a criança  produza um furo na pele durante o corte. Porém, não devemos esquecer que a lâmina da tesoura é capaz de machucar uma criança que esteja utilizando inadequadamente este instrumento de corte.

Antes dos 4anos, é desaconselhável o uso da tesoura para atividades de recorte.

É necessário planejar atividades para desenvolver a coordenação motora fina que antecedem o uso da tesoura.

Algumas sugestões:
 Coordenação das Mãos (estimulação da movimentação das mãos, sem que o braço faça o mesmo, ficando apenas como em uma postura de "suporte"):

- Apertar e soltar (livremente e usando materiais);
- Pintar com as mãos;
 - Rasgar e amassar papéis;
- Brincar com bolas de diferentes tamanhos;
- Modelagem: massa de modelar (plastilina), areia molhada, argila, 
massa de farinha.
- Tocar instrumentos da bandinha rítmica.

Nunca se ausentar do local onde as crianças estejam utilizando tesoura e cola. Ter atenção aos materiais que serão manuseados, exemplo: não oferecer botões e objetos que possam ser engolidos à criança que coloca qualquer coisa na boca. Se necessário, redigir um combinado do que "pode e não pode" fazer no recorte e colagem. Cuidado para que eles não cortem cabelos e roupas deles ou dos colegas.

- Fase celular: recorta e cola de qualquer maneira, sem intenção de formar cenas. Gosta de ter material variado. Nesta fase, a professora deverá intervir quanto ao uso correto da tesoura (cuidado para não cortar os dedos) e o uso da cola (controlar a quantidade utilizada). Ainda não nomeia suas produções.

- Fase das formas isoladas: não dá forma definida ao recorte, mistura muito o que recorta, mas já está enriquecendo sua experiência. Oferecer materiais variados para enriquecer a colagem: barbante, lã, canudinho, algodão, paetês, tecido, etc. Às vezes, consegue nomear suas produções.

- Fase da cena simples: a criança recorta tirinhas e cola para armar um esboço simples. Deixa quase sempre uma área vazia. É uma fase sem proporção. Já consegue nomear sua produção (exemplo: um barco).

- Fase da cena completa: a criança usa as tirinhas, geralmente faz a "linha de base" (o "chão" que aparece também em seu desenho), usa formas variadas para compor sua produção (recorta intencionalmente). Percebe-se uma cena. Nomeia e explica sua produção (exemplo: É um barco navegando no rio.).

Texto retirado em parte do Artigo de Ivanise Meyer






Olá pessoal, faz tempo que não posto algo... Isso porque desde de fevereiro de 2012, estou fora da escola infantil, mas por uma causa nobre...Fui designada para atender no Conselho Municipal de Educação... Não é o que gosto, mas acredito que em breve estarei na sala de aula novamente...Isso é o que realmente amo, estar com "meus" pequenos!!
*** Postando material da "net"... 
Bjus á todos!!






quarta-feira, 27 de junho de 2012


BOM.. FAZER O PARECER TALVEZ SEJA A PARTE MAIS DIFICIL..
COLOCAR NO PAPEL........UM COMPROMISSO...ENORME..
QUE RESPONSABILIDADE....AQUI VAO ALGUMAS DICAS....
BEIJOS...

"Aprender é apropriar-se da linguagem; é historiar-se, recordar
o passado para despertar-se ao futuro; é deixar-se surpreender-se
pelo já conhecido. Aprender é reconhecer-se, admitir-se. Crer e criar.
Arriscar-se a fazer dos sonhos textos visíveis e possíveis."
(Alicia Fernandez)

      O desenvolvimento infantil acontece de forma singular entre as crianças, sendo assim, consideramos os conhecimentos e valores culturais que as crianças já têm e progressivamente, garantimos a ampliação dos conhecimentos de forma a possibilitar a construção da autonomia, cooperação, criatividade, responsabilidade e a formação do auto-conceito positivo, que levam à formação da cidadania.
      No processo de construção do conhecimento, as crianças se utilizam das mais diferentes linguagens e exercem a capacidade que possuem de terem idéias e de criarem hipóteses originais sobre aquilo que buscam desvendar.
      Nessa perspectiva, destacamos algumas características do(a) educando(a) que permanecem únicas, construindo sua individualidade e diferenças.
***demonstra autonomia para realizar as atividades executando-as com prazer e capricho:
***manifesta seus desejos, preferências e desagrados;
***em alguns momentos demonstra timidez, porém participa das aulas contando uma novidade ou interagindo no diálogo iniciado por outro colega;

***expressa-se com clareza, bom vocabulário, relatando experiências com seqüência e objetividade;

***demonstra atitudes de respeito, solidariedade e carinho para com todas as pessoas com quem convive na escola;

***interessa-se pelas histórias contadas e lidas pela professora e da mesma forma adora manipular os livros;

***demonstra interesse na escrita e leitura; lê algumas palavras

***interessa-se pelas aulas de artes, para ela foram momentos de grande prazer, é criativa, e dedicada nas realizações de suas produções, participando com muita alegria e concentração;


***construiu relações matemáticas, sistematizando com clareza o que foi proposto


Recomendamos livros para estimular o processo de leitura e interpretação e jogos envolvendo conceitos matemáticos.

Quanto mais ricos forem os desafios proporcionados a _____________, maiores serão suas descobertas, suas aprendizagens, o fascínio pelo mundo que está ao seu redor, favorecendo, assim, o prazer e a felicidade de aprender a aprender, aprender a viver junto, aprender a ser, aprender a conhecer.

Sua dedicação e empenho nesta trajetória ampliaram seus conhecimentos e contribuíram para o seu aprendizado. Foi muito bom acompanhar seu desenvolvimento! Você é especial!

Mais uma ideia....

O fazer pedagógico, aqui representado baseia-se principalmente, nas várias atividades que propõe, de que a criança ao enfrentar situações novas, faz uso de conceitos já formados anteriormente, agindo sobre eles, manipulando elementos para assim chegar à solução de possíveis problemas em busca de um novo conceito elaborado.
À medida que as crianças crescem confrontam-se com fatos e realidades diferentes, fenômenos e coisas que as cercam: perguntam, reúnem informações, instigam-se, elaboram e reelaboram conhecimentos observados anteriormente, arriscam respostas e formulam hipóteses, geram mudanças no modo de pensar sobre a natureza, seu mundo social e sua cultura, visto que, nos primeiros anos de vida, elas apropriam-se de conhecimentos práticos do seu dia – a – dia, compartilhando esses conhecimentos com as primeiras pessoas que as cercam, com seu mundo social, constroem seus conhecimentos antes da chegada à escola.

Estamos felizes com o progressos de _____________________durante este início de ano letivo!

Destacamos: ______________... ( criatividade, independência, respeito com os amigos, afetividade, comunicação...)

Participa das atividades propostas, __________________________... ( apresenta interesse em aprender, atenção, concentração... ) ( colabora nas Rodas de Conversa, Momento de Leitura, …(técnicas)

Expressa suas idéias________________________ ...( sem dificuldades, seu vocabulário é rico, assimila os conteúdos com facilidade...)

Sua coordenação motora _______________________( desenvolve-se a contento . está dentro de sua faixa etária...)

Reconhece as_____________________( letras do alfabeto , numerais - citar os temas )

Pinta ____________________( dentro dos limites propostos, com variação de cores, boa noção espacial ...)

Observa e explora os ambientes com interesse ...

Recomendamos:______________________( reconhecer que há hora para tudo, saber esperar sua vez, aceitar imposições e críticas, aceitar as diferenças, dedicar-se mais aos trabalhos escolares, saber ganhar e perder, trabalhar o tom de voz, aceitar suas limitações e as limitações dos outros, se permitir errar e não desistir no percurso... ( são as dificuldades colocadas de forma indicativa ).

CLARO..QUE CADA ESCOLA ..CADA LUGAR..CADA SALA..CADA CRIANCA..TEM SUAS ESPECIFICIDADES....AQUI TEMOS UM CAMINHO...E NAO UM PARECER PRONTO!
BEIJOS

Achei no Blog: Educação Infantil, espaço para brincar e aprender (Pricila Correa)... PARABÉNS COLEGA

terça-feira, 26 de junho de 2012

 Essa geração EVA...
 Simplesmente...
 demais!!
ADORO.
O adulto EDUCADOR na Educação Infantil que ama o que faz jamais se importará em fazer feliz aqueles que estão a sua volta, ou seja, seus EDUCANDOS.
ENSINAR necessita de entrega total, a todo momento se ENSINA e se APRENDE.
EDUCAR é sim um ato de AMOR!