Adaptação na Educação Infantil
No período da Educação infantil é quando acontecem às primeiras relações sociais da criança, sempre que nos deparamos com situações de imaturidade e insegurança, percebemos o quanto precisamos crescer, nós adultos e consequentemente pais.
Precisamos cada vez mais buscar fontes de apoio e equilíbrio, daí então é que entenderemos que não seremos nem primeiros e únicos a passar por esse momento. Estudos e autores que se entregaram a pesquisas podem sim tecnicamente nos dar caminhos a seguir na pratica diária, dentro da Ed. Infantil, sem fazermos nossas crianças sofrerem, pois a qualidade do relacionamento que possam estabelecer com os pais, é sem sombra de dúvida fundamental no processo do desenvolvimento social da criança.
Toda atenção e afetividade recebidas no decorrer da infância, sendo dos pais, professores e ou demais adultos com os quais convive, são de extrema importância, fazendo com que essa criança passe a ter e ver o mundo de forma positiva e consequentemente passa a acreditar que a convivência com os outros é necessária e também será agradável. Na verdade, as crianças precisam de bons modelos para desenvolver habilidades sociais.
Ao iniciar a sua adaptação na Educação Infantil, a criança vive um momento de muitas mudanças de uma só vez. Afasta-se parcialmente do convívio familiar e cria novas relações afetivas.
Para que essas mudanças sejam incorporadas de maneira tranqüila pelas crianças, nós temos que ter o cuidado de envolver os pais nesse processo de adaptação, pois permanecendo na escola e vivenciando a formação de vínculos de afeto com o professor e com os demais colegas de seu filho, assim como observando a implantação da rotina pelo grupo, sendo assim, os pais tendem a ficar seguros e naturalmente passam essa segurança para a criança.
Enquanto os pais não demonstrarem esta segurança, os filhos seguiram a todo o momento impondo suas vontades, diante da fraqueza daqueles que deveriam ser o exemplo de força.